ualidade diferencia drywall no mercado da construção

01/03/2011

Todas as empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade do Drywall (PSQ-Drywall) foram aprovadas nos ensaios de conformidade de seus produtos, que incluem chapas, perfis estruturais de aço galvanizado e acessórios para o sistema. Mario Castro, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, que coordena o programa, ressalta que essa aprovação, “provavelmente sem similar em outros programas setoriais, por englobar todos os participantes, demonstra o nível de seriedade com que trabalham os fabricantes em nosso segmento de negócios”. E acrescenta: “Sem dúvida, isso aumenta a segurança e a tranquilidade dos incorporadores e construtores brasileiros em adotar a tecnologia drywall e explica por que esse sistema vem conquistando cada vez mais adeptos no mercado brasileiro.”

O PSQ-Drywall foi criado em 2007 com o objetivo de representar o principal instrumento de certificação da qualidade dos componentes e acessórios utilizados na montagem desses sistemas. Está subordinado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que representa o principal instrumento de qualificação de materiais e sistemas construtivos utilizados no país, juntamente com o Qualihab, em São Paulo. O objetivo é que o PSQ-Drywall funcione como uma garantia adicional aos incorporadores e construtores – e por extensão aos consumidores - de que, ao optarem pela tecnologia drywall, os materiais correspondente utilizados em suas obras estejam de acordo com os padrões de qualidade essenciais para seu correto desempenho e sua segurança.

O programa conta com a participação das seguintes empresas:

Chapas para drywall - Knauf; Lafarge Gypsum; Placo.
Perfis estruturais de aço galvanizado - Ananda; Jorsil; Knauf; Kofar; Lafarge Gypsum; Multiperfil; Placo e Roll-For.
Acessórios para forro - Ananda; Asfor; Knauf; Lafarge Gypsum; Placo; Walsant.
Fitas para juntas - Knauf; Lafarge Gypsum; Placo.
Massas para juntas - Dry-nall; Knauf; Lafarge Gypsum; Placo.
Parafusos - Knauf; Lafarge Gypsum; Placo.

Todas as empresas participantes submetem seus produtos a ensaios periódicos de verificação de conformidade. Inicialmente, os ensaios foram realizados semestralmente pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Em 2010, o PSQ-Drywall ingressou em nova etapa, sob a gestão da empresa Tesis - Tecnologia de Sistemas em Engenharia, que coordena a realização de ensaios trimestrais de conformidade dos componentes do sistema. Além dos produtos das organizações participantes, a Tesis também avalia os mesmos itens fabricados por outras empresas, também chamadas de “empresas acompanhadas”, emitindo advertências às que não estiverem conformes.

No conjunto entre empresas participantes e acompanhadas, o índice de aprovação foi muito alto, sendo de 100% para chapas, 96% para perfis de aço e 85% para acessórios, com média ponderada de aprovação de 97%. O Eng. Luiz Antonio Martins Filho, gerente executivo da Associação Drywall explica: “Isso significa que são pouquíssimas as empresas cujos produtos foram considerados não conformes e estas têm sido advertidas para a necessidade de corrigirem essas falhas, que podem sujeitá-las a sanções no mercado com base no Código de Defesa do Consumidor”.

0 comentários:

Postar um comentário