Uups, chapa verde, melhor internamente...

Uups, chapa verde, melhor internamente...
Sex, 19 de Março de 2010 16:21
Como observador de obras em lançamento em todo o Brasil, tenho visto uma coisa que dói os olhos, mas mostra o quanto o brasileiro é criativo.

Tenho visto inúmeras obras em lançamento, cujo showroom é todo em drywall, mas drywall interno sendo utilizado no ambiente externo, no caso chapas RU = Resistente à Umidade e até mesmo chapas ST = Standard para áreas secas. Mas essas chapas são todas produzidas especificamente para serem utilizadas em ambientes internos ou enclausurado, jamais exposto ao relento e ação do tempo.
Essa criatividade indevida mostra que se não lermos a bula ou instruções de uso antes, corremos o risco de invalidarmos o que compramos.
O mais interessante é que mesmo assim, até mesmo algumas fachadas têm utilizado chapa normal de drywall, que mesmo com uma boa impermeabilização, correm o risco iminente de se desfazerem ou exigirem uma manutenção muito mais custosa que a comum em obra com chapeamento cimentício = drywall externo.
Lembrem-se que as chapas que contém gesso internamente e com cartão comum, seja RU ou ST, são produzidas e especificadas para uso interno somente e não expostos diretamente ao relento, isso compromete seriamente o desempenho do produto. O correto é utilizar chapa cimentícia que é altamente resistente a umidade com incidência direta.
Só para se saber, se mergulharmos pedaços iguais de chapas RU e Cimentícia em um balde de água, a chapa RU irá desencadear um processo de deteorização em algumas horas, iniciando pela separação entre o cartão e o miolo da chapa = gesso composto; já no caso de uma chapa cimentícia, essa deverá permanecer normal, como se nada estivesse acontecendo ao seu redor, inclusive se for mantida por alguns meses e até anos nessas mesmas condições.
O tratamento de juntas externas também tem que ser compatível e resistente a umidade e relento, e jamais se deve utilizar o tratamento de juntas comum interno, no relento.