As vantagens do forro de gesso

As vantagens do forro de gesso
Conheça melhor essa solução arquitetônica e saiba como e quando usá-la
27/04/2011 15:57
Mudar o tamanho da letra: A+ A- Compartilhar:
Foto: Divulgação
Além de um recurso para a iluminação, o forro de gesso também auxilia na acústica da casa
Recurso bastante usado por arquitetos, o forro de gesso funciona como um curinga em reformas. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo tanto distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários.

Também auxilia na acústica – podendo ser usadas placas especiais ou placas de gesso duplas, aplicadas junto a outros materiais isolantes, como fibra mineral (em mantas ou ensacadas) -, e no conforto térmico, se associada a outros fatores determinantes, como insolação e ventilação. Existe tecnologia para fazer forros curvos, removíveis e que auxiliam na redução de odores, melhorando a qualidade do ar. Estes tipos de chapas são mais raramente usados em residências.

O forro de gesso acartonado é uma chapa produzida industrialmente, composta por gesso e alguns aditivos envoltos por papel especial. O papel dá rigidez ao conjunto e impede a formação de trincas e o amarelecimento, comum nas placas de gesso maciças ainda usadas, porém, com tecnologia ultrapassada. Sua fixação ao teto é rápida e seca, feita por perfis e tirantes, mas gera muito pó de gesso na finalização.

Confira: Aproveite o forro de gesso



Foto: Divulgação
Se o projeto previr luminárias embutidas muito grandes, fique atento aos perfis de fixação
Para o encontro do forro com a parede existem alguns tipos de soluções, como:
- Tabica: peça pronta metálica ou de gesso
- Moldura: de gesso ou poliuretano
- Sanca: elemento saliente ou com reentrância
- Cortineiro – espécie de sanca que esconde o trilho da cortina nos casos de parede com janelas

A altura do forro ao piso deve ser proporcional e respeitar o conceito do ambiente, podendo variar a partir de 2,50 m para áreas de longa permanência. Em banheiros, a medida mínima pode ser 2,30 m.
Quando o projeto de iluminação previr luminárias embutidas muito grandes, fique atento aos perfis de fixação que podem coincidir com essas peças. Alturas de luminárias também devem ser observadas para que caibam no entreforro.

Para a execução do serviço, procure empresa especializada e prefira que seja executado com o imóvel vazio. Se tiver mobiliário no local, embale-os muito bem, a poeira é das piores de ser removidas.
Finalmente, a pintura: pode ser feita com tinta látex, acrílica ou especial para gesso.

0 comentários:

Postar um comentário