Placa de rebocoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Placa de reboco ou dry wall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos em função da instalação em nosso país de três grandes fabricantes europeus do sistema: LAFARGE (francesa), PLACO (francesa) e KNAUF (alemã).

O sistema dry wall consiste numa edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas cimentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas).

O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso dry wall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação a polvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.

A montagem do sistema dry wall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% a cada 100 m² e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura.

Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de dry wall mais simples (W-111 que corresponde a uma linha de perfil e uma chapa de cada lado) pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria, consegue-se com a utilização deste sistema uma redução no custo das fundações e estruturas da edificação.

As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001.

Solução Mista de Drywall e Placas Removíveis
Qua, 07 de Abril de 2010 17:47


Uma das grandes soluções técnicas e arquitetônicas aplicadas em ambientes comerciais no mercado atual do momento é a utilização mista de forro em drywall e sistema removível de placas.

Além da beleza estética da combinação, o sistema de forro misto permite um resultado acústico muito expressivo.

Outra grande vantagem é a fácil acessibilidade a manutenção, pois as placas podem ser removidas com facilidade sem causar qualquer dano ao forro.

A grande sacada é saber compatibilizar os coeficientes de umidade e acústico do ambiente, escolhendo o melhor produto para a sua necessidade.

A única desvantagem deste sistema é a sensibilidade das placas à umidade relativa do ar muito alta e constante. No caso de contato direto com a água, provavelmente deverá ser substituída.

Lembre-se sempre de estocar as placas no seu departamento de manutenção, pois alguns modelos podem ter sua produção limitada para alguns anos.

No Brasil existem marcas de fabricação nacional e internacional, mas o que vale mesmo é o sistema.

0 comentários:

Postar um comentário